terça-feira, 20 de outubro de 2009

ÁFRICA



África

País mais populoso:Nigéria 126,635,626
Maior país:Sudão
Ponto mais alto: Kilimanjaro5,895 m
Rio mais longo:Rio Nilo 6,825 km
Maior lago:Lago Victoria69,500 km
Maior Deserto:Deserto do Sahara 9,065,000 km



Com terras situadas nos dois hemisférios, a África limita-se ao norte com o mar Mediterrâneo; a nordeste com o canal de Suez, o mar Vermelho e o golfo de Áden; a leste com o oceano Índico; ao sul com os oceanos Atlântico e Índico; e a oeste com o oceano Atlântico.
É cercada por várias ilhas e arquipélagos, como Madagascar, Reunião, Maurício, Seychelles, no oceano Índico; e Madeira, Canárias e Cabo Verde, no oceano Atlântico.

Aspectos naturais:
Relevo: Os principais aspectos do relevo são: na região do Maghreb, a cadeia do Atlas, cujo pico é o monte Tubkhal (4.165m); o grande planalto desértico do Saara, no sul, com as depressões de Qattara (Egito) e Bodelê (Tchad), a bacia do Níger e as cadeias vulcânicas de Ahaggar (Argélia) e de Tibesti (Tchad); abaixo do planalto do Sudão, destacam-se a bacia do Congo, o monte Cristal e o planalto dos grandes lagos, com os pontos culminantes do continente: os montes Kilimanjaro (5.895m), Quênia (5.199m), Ruwenzori (5.119m) e Elgon (4.321m); no nordeste do vale de Rift, o maciço da Abissínia.

Hidrografia: A maior bacia fluvial da África é a do rio Congo. O rio Nilo, com 6.690km, é o mais longo do mundo. O Zambeze e o Limpopo correm para o Índico. O Orange, o Níger, o Gâmbia e o Senegal desembocam no Atlântico.
Os principais lagos africanos são: o Vitória, segundo do mundo em superfície, com 69.485km², o Tanganica, o Rodolfo, o Alberto, o Eduardo e o Niassa.

Clima: O clima quente predomina na maior parte da África, tanto na zona tropical -- úmida no verão e seca no inverno -- quanto na zona equatorial, com temperaturas elevadas e chuvas abundantes.
Nos grandes desertos, como o Saara e o Kalahari, as temperaturas são altas de dia e baixas à noite. No norte e no sul predomina o clima seco de tipo mediterrâneo.
Fauna e flora: Ao norte e ao sul da selva equatorial, estendem-se as savanas, com sua vegetação herbácea e árvores de grande porte, como o baobá. Nos desertos, a cobertura vegetal é escassa, exceto nos oásis, onde crescem palmeiras. Nas zonas temperadas há bosques baixos de pinheiros e carvalhos e vegetação de arbustos (maquis).
A fauna é uma das mais ricas do mundo. Na floresta equatorial há muitas aves, símios (chimpanzés e gorilas), répteis e anfíbios. Na savana, rinocerontes, girafas, elefantes, hipopótamos, leões, leopardos e hienas. No deserto, chacais, insetos e répteis. Na zona mediterrânea, lebres, cabras, raposas e aves de rapina.
Aspectos demográficos:
Composição étnica: O povo africano divide-se em vários grupos étnicos. Ao norte do Saara, do Marrocos ao Egito, vivem povos mediterrâneos -- caucasóides e semitas (árabes) – e também estão presentes elementos negróides.
Ao sul do Saara, na chamada África negra, os pigmeus da selva equatorial, os bosquímanos e hotentotes dos desertos e planaltos meridionais, os sudaneses das savanas e os grupos bantos da África central e austral.
Os nilóticos ocupam a bacia do alto Nilo Branco e planaltos vizinhos. Grupos mongolóides (malgaxes) habitam Madagascar. Os europeus preferem os grandes centros urbanos.
Língua: Falam-se na África cerca de mil línguas diferentes. O árabe domina na região setentrional, onde também idiomas camitas são falados por berberes e tuaregues. Na África subsaariana predomina o banto, com grande diversidade de dialetos, dos quais o mais importante é o suaíle. Falam-se ainda o africânes (na África do Sul), o inglês, o francês e o português.Estrutura demográfica: A densidade demográfica é baixa, sobretudo nas áreas desérticas, nas zonas montanhosas da África oriental e na costa sudoeste.
A população concentra-se no litoral do Mediterrâneo, onde ficam algumas das principais cidades do continente, como Marrakech, Casablanca, Argel, Alexandria e Cairo), na bacia do Senegal (Dakar), nos planaltos orientais (Adis Abeba), no golfo da Guiné (Lagos, Ibadan) e na África do Sul (Johannesburgo, Durban e Cidade do Cabo).

Aspectos econômicos:
Agricultura: Nas áreas mediterrâneas, cultivam-se cereais, videiras, oliveiras, frutas e legumes. Nas faixas tropicais, cacau, café, chá, algodão, seringueiras, banana e cana-de-açúcar. Na zona equatorial, exploram-se madeiras de valor comercial (mogno, ébano).
Indústria: A atividade industrial concentra-se na África do Sul (siderurgia, têxteis, alimentos), no Zimbábue (máquinas, siderurgia, tecidos e cimento), na Argélia (óleos vegetais, máquinas agrícolas), no Egito (metalurgia), em Angola (pescado), na República Democrática do Congo (antigo Zaire) e em Zâmbia (mineração).

Energia: A África conta com excelentes fontes de energia hidrelétrica. As principais represas são as de Assuã, no Egito; Owen Falls, em Uganda; Akosomba, em Gana; e Kariba, entre Zâmbia e o Zimbábue. Na região do Saara há grandes reservas de petróleo e gás natural.

Mineração: Na África do Sul, jazidas de ouro, diamantes, urânio e níquel. Na República Democrática do Congo, cobre, zinco, chumbo e estanho. Na Nigéria, estanho. Em Zâmbia e na República Democrática do Congo, cobalto. Em Gana e no Congo, manganês. No Marrocos, Argélia e Tunísia, fosfato.

Transporte: O deficiente sistema de transportes, com poucas estradas em condições de uso, dificulta o comércio. As principais vias navegáveis -- rios Congo, Nilo, Níger e Zambeze -- são prejudicadas pelas corredeiras. O transporte aéreo tem papel importante na integração do continente, e os principais aeroportos são os de Kinshasa, Lagos, Dakar, Cairo, Cidade do Cabo e Johannesburgo.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

ADIAMENTO DO ENEM

Conforme noticiado pelos meios de comunicação, o ENEM, que seria realizado neste final de semana, 03 e 04 de outubro, foi cancelado, pois vazaram gabaritos das provas.
A próxima prova deverá ser realizada em 45 dias.
Fiquem atentos e aproveitem para se prepararem melhor
.