quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Os Mapas


Nenhum texto alternativo automático disponível.
Os mapas são a mais antiga representação do pensamento geográfico.
Registros  mostram que eles existiam na Grécia antiga e no Império Romano, entre outras civilizações da Antiguidade.
Os primeiros mapas eram feitos de madeira, esculpidos, pintados, ou desenhados sobre a pele de animais. Suas funções incluíam conhecer as áreas dominadas e as possibilidades de ampliação das fronteiras, demarcar territórios de caça e representar a visão de mundo que os povos tinham.
O mapa mais antigo encontrado até o momento é o de Ga-Sur, que representa um rio, provavelmente o Eufrates e seu entorno. Foi confeccionado em uma placa de argila cozida, criado há cerca de 2.500 anos a. C., pelos babilônios, que habitavam o território onde se localiza o atual Iraque.




Globalização

A melhor definição de globalização que vi até hoje.


Uma princesa inglesa com um namorado egípcio, tem um acidente de carro dentro de um túnel francês, num carro alemão com motor holandês, conduzido por um belga, bêbado de whisky escocês, que era seguido por paparazzis italianos, em motos japonesas. A princesa foi tratada por um médico canadense, que usou medicamentos americanos. E isto é enviado a você por um brasileiro, usando tecnologia americana (Bill Gates) e provavelmente, você está lendo isso em um computador genérico que usa chips feitos em Taiwan e um monitor coreano montado por trabalhadores de Bangladesh, numa fábrica de Singapura, transportado em caminhões conduzidos por indianos, roubados por indonésios, descarregados por pescadores sicilianos, reempacotados por mexicanos e, finalmente, vendido a você por chineses, através de uma conexão paraguaia..... Perfeito!