quinta-feira, 24 de junho de 2010

ENEM 2010 - enem.inep.gov.br/inscricao

As inscrições para o Enem 2010 vão das 10h do dia 21 de junho até às 23h59 de 9 de julho, observado o horário oficial de Brasília-DF. As inscrições deverão ser efetuadas exclusivamente via internet, no site       enem.inep.gov.br/inscricao
 As provas serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro de 2010.


ALUNOS MATRICULADOS NAS ESCOLAS  PÚBLICAS, ESTÃO DISPENSADOS DO PAGAMENTO.


CÓDIGO ENEM E.E. JÚLIO RIBEIRO  35004741


sexta-feira, 11 de junho de 2010

COPA DOMUNDO 2010- TRABALHO DOS ALUNOS ENSINO MÉDIO E.E. JÚLIO RIBEIRO

3º D2ºF - SUPER TRUNFO


 1ºS I E J




PARABÉNS PELO TRABALHO REALIZADO!

COPA DO MUNDO 2010

ALUNOS 3º A

PARABÉNS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA E.E. JÚLIO RIBEIRO, QUE SE DEDICARAM AO PROJETO DA COPA DO MUNDO 2010.











A ALEGRIA DE VOCÊS FOI CONTAGIANTE!
FOI COM A DEDICAÇÃO DE VOCÊS, QUE O RESULTADO FICOU MARAVILHOSO!

OBRIGADA E  PARABÉNS!!!!!!!




sexta-feira, 28 de maio de 2010

EM CONSTRUÇÃO - PROJETO COPA DO MUNDO 2010


Ano de Copa do Mundo é um ótimo momento para aprender um pouco mais sobre os países participantes.
De uma forma lúdica, os alunos estão conhecendo um pouco mais da história desses países.
Neste primeiro momento, eles estão montando  as cartas do jogo "SUPER TRUNFO", com  as bandeiras e os dados geográficos dos países participantes.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

19 de Abril - Dia do Índio

Hoje é Dia do Índio e quem presta um pouco de atenção, percebe que a cultura indígena ainda está presente no dia a dia.
Quem vai ao Pacaembu mal sabe que essa palavra vem do tupi e significa "riacho das pacas".
Há também várias cidades que o nome vem do tupi como: GUARATINGUETÁ - muitas aves brancas, as garças e PINDAMONHANGABA - local onde se faz anzóis, etc..
Dentro da metrópole é fácil encontrar elementos que se referem à cultura indígena. Há restaurantes que oferecem pratos típicos, como o Pato no Tucupi e o Tacacá.
Na capital, São Paulo, há quatro aldeias com um total de 1682 índios.Duas ficam na região de Parelheiros, extremo sul da capital e duas na área do Pico do Jaraguá, na Zona Norte.

Fonte: Jornal diário de São Paulo, 19/04/2010

____Como surgiu o Dia do Índio____

Funai - Em 1940 realizou-se, na cidade de Patzcuaro, no México, o I congresso Indigenista Internacional, com objetivo de debater assuntos relacionados às sociedades indígenas de cada país. Foram convidados representantes de todos os países do continente americano.
Os índios, principal motivo do evento, receberam o convite de honra, entretanto, por terem sido, ao longo de sua história, perseguidos e traídos pela sociedade envolvente, optaram por manterem-se afastados. Vários e insistentes convites foram feitos na tentativa de faze-lo participar do congresso. Ao fim de alguns dias, na medida em que se inteiravam dos reais propósitos da reunião, de sua importância para a luta por garantias de seus direitos, resolveram participar de forma efetiva nas reuniões de Patzcuaro.
Esse momento, por sua importância na história do indigenismo das Américas, motivou os Congressistas a deliberarem no sentido de instituir o dia 19 de Abril como o “Dia do Índio”.
O I Congresso Indigenista Interamericano foi um evento importante, não só por ter instituído o “Dia do Índio”, mas principalmente por ter deliberado a criação do Instituto Indigenista Internacional, com sede no México, cuja finalidade é zelar péla garantia dos direitos indígenas nas Américas. Ao Instituto Indigenista Interamericano encontram-se ligado os Institutos Indigenista Nacionais.
O governo brasileiro, por questão de política interna, não aderiu de imediato às deliberações desse Congresso, somente em 1943, graças aos apelos e intervenções formulados pelo Marechal Rondon é que o então Presidente da República, Getúlio Vargas, determinou a adesão do Brasil ao Instituto Indigenista Interamericano, como também instituiu o dia 19 de abril como o “Dia do Índio”, por meio do Decreto - Lei N.° 5. 540.
Se por um lado é importante ter uma data para que a sociedade nacional comemore e reflita sobre as sociedades indígenas, por outro lado é lamentável que as atenções estejam voltadas para esses povos por apenas um dia ou uma semana. O ideal é a conscientização nacional de que o Brasil é um país pluriético e que é preciso construir um cotidiano de convivência pacífica, de respeito e aprendizado mútuo.


domingo, 4 de abril de 2010

URBANIZAÇÃO

Assistam hoje  04/04/2010 no Fantástico, reportagem sobre as maiores cidades do mundo. Tenho certeza que ajudará muito no trabalho sobre urbanização.