quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Resultado Eleiçoes Presidente 2010- 3°A




ELEIÇOES 2010- PRESIDENTE - 3ºA



Após muita discussão e apresentação das propostas, os 28 alunos votaram.
Diferentemente das pesquisas veiculadas na mídia, a candidata Dilma, ganharia apenas do candidato Plínio.
Agora é esperar as eleições de 03/10 e comparar os resultados. Acredito que ao abrir as urnas, surpresas aparecerão.

Posted by Picasa

domingo, 19 de setembro de 2010

ELEIÇÕES 2010

Foi com muita dedicação, que os alunos do 3°A pesquisaram a" Vida" e os "Planos de Governo", dos candidatos à Presidência da República.
As propostas foram apresentada pelos grupos;.

Candidato  EYMAEL - PSDC


Candidato   JOSÉ SERRA - PSDB


Candidata Marina Silva - PV

Candidata DILMA - PT


Candidato PLÍNIO - PSOL

O grupo que representava o candidato Plínio, não quis ser fotografado e nas pesquisas realizadas por eles, encontraram apenas  a Reforma Agrária, como principal plano de governo do candidato.

Após a apresentação das propostas, os alunos iniciaram um debate, que pegou "fogo". Eles "incorporaram "o candidato e os defendiam dos ataques dos demais grupos.
O grupo mais preparado foi o da Marina. Eles pesquisaram todas as contradições dos candidatos, a vida de cada um deles, a ficha "nem sempre limpas". Teve até ficha criminal da candidata Dilma, que foi surpresa para alguns dos alunos.
Ficha da candidata Dilma, sobre os ataques terroristas, assalta a banco, e mudança de nome....etc...
Nenhum  candidato saiu ileso:



PARABÉNS AOS ALUNOS QUE  CUMPRIRAM COM EFICIÊNCIA ESSE TRABALHO, TENHO CERTEZA QUE FOI MUITO ÚTIL À TODOS.
É A DEMOCRACIA SE FAZENDO PRESENTE.

 Todos os dados pesquisados pelos alunos foi feito pela internet em diversos sites.

domingo, 5 de setembro de 2010

ELEIÇÕES 2010

Muitas dúvidas surgem, quando o assunto é eleição. Recebi um e-mail dizendo que se 50% + 1 de votos nulos, a eleição seria cancelada e que nenhum dos candidatos poderia se candidatar para aa nova eleição.
Depois de várias pesquisas, está aqui a conclusão:

Informativo n° 1 / nº2 / nº3/ nº4/ nº5/ nº6/ n°7/ n°8



PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE O VOTO NULO



1. VOTAR NULO CAUSA ANULAÇÃO DE ELEIÇÃO?

Não. O Tribunal Superior Eleitoral decidiu que os votos nulos por manifestação apolítica dos eleitores (protesto) não acarretam a anulação de eleição.


2. QUAIS AS PRINCIPAIS HIPÓTESES DE ANULAÇÃO DE VOTOS?

São susceptíveis de anulação os votos obtidos por candidato que vier a ser condenado por compra de voto, por abuso do poder econômico ou por interferência do poder político ou de autoridade. E o Código Eleitoral, o artigo 222 prevê também que é anulável a votação quando houver fraude ou coação.


3. NA OCORRÊNCIA DE IRREGULARIDADES, QUANDO SERÁ MARCADA NOVA ELEIÇÃO?

Quando a nulidade decorrente de ilícitos eleitorais atingir mais da metade dos votos do Município, a votação será julgada prejudicada e o Tribunal Regional Eleitoral marcará a data para a nova eleição dentro do prazo de vinte a quarenta dias.


4. QUAL A CONSEQUÊNCIA SE VOCÊ VOTAR NULO?

O voto nulo não é computado no total de votos válidos. Assim, se você votar nulo poderá estar favorecendo a vitória de um candidato ruim, pelo abandono de sua oportunidade de escolher conscientemente o seu representante. A não participação no processo eleitoral poderá acarretar uma realidade política prejudicial a todos.


5. QUAL A DIFERENÇA ENTRE VOTAR NULO E VOTAR EM BRANCO?

O voto em branco ocorre quando o eleitor escolhe a opção “Branco” e confirma na urna eletrônica. Já o voto nulo é aquele que não corresponde a qualquer numeração de partido político ou candidato regularmente inscrito. Tanto o voto nulo como o em branco não são considerados na soma dos votos válidos.

Mas saiba que é importante que você participe e vote, para melhorar a sua cidade.


Fonte:  http://www.tse.gov.br/

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

PASUSP

O PASUSP é um programa criado com o propósito de ampliar a presença da USP nas escolas públicas paulistas, de modo que seus alunos passem a considerar a continuidade dos estudos em uma universidade pública e gratuita como uma possibilidade. Ao mesmo tempo, visa ampliar as chances de acesso destes alunos à Universidade. Para tanto, o desempenho dos alunos em prova aplicada pela FUVEST é convertido em bônus de até 3% no vestibular, como extensão das ações já implementadas no âmbito do INCLUSP desde 2006.

Público alvo do PASUSP

O PASUSP destina-se aos interessados que cursaram integralmente o Ensino Fundamental e o 1º e 2º anos do Ensino Médio em escolas públicas brasileiras e que estejam cursando, em 2010, o 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas brasileiras.
As inscrições são feitas no site da fuvest   http://www.fuvest.br/, do dia 02/08/2010 à 14/09/2010

Maiores informações no site:  www.usp.br/pasusp





quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Insenção taxa FUVEST

Foi prorrogado o prazo para quem quer isenção do pagamento da taxa da Fuvest , no valor de R$ 100,00.
Até o dia 16/08 você pode se inscrever. Aproveite...
Informações no site   www.fuvest.br.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Eleições 2010

As eleições estão chegando. Temos que votar com responsabilidade.
Para conhecer melhor os candidatos e os planos de governo, meus alunos dos 3ºs anos, Ensino Médio, irão participar do projeto Eleições 2010, eleborado por mim.

Breve o andamento do projeto.

terça-feira, 27 de julho de 2010

VOLTA ÀS AULAS

O  2° semestre está começando. Ainda dá tempo de  salvar o ano.
Vamos fazer desse semestre o melhor de todos!
Conto com vocês!
Bom retorno....

quinta-feira, 24 de junho de 2010

ENEM 2010 - enem.inep.gov.br/inscricao

As inscrições para o Enem 2010 vão das 10h do dia 21 de junho até às 23h59 de 9 de julho, observado o horário oficial de Brasília-DF. As inscrições deverão ser efetuadas exclusivamente via internet, no site       enem.inep.gov.br/inscricao
 As provas serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro de 2010.


ALUNOS MATRICULADOS NAS ESCOLAS  PÚBLICAS, ESTÃO DISPENSADOS DO PAGAMENTO.


CÓDIGO ENEM E.E. JÚLIO RIBEIRO  35004741


sexta-feira, 11 de junho de 2010

COPA DOMUNDO 2010- TRABALHO DOS ALUNOS ENSINO MÉDIO E.E. JÚLIO RIBEIRO

3º D2ºF - SUPER TRUNFO


 1ºS I E J




PARABÉNS PELO TRABALHO REALIZADO!

COPA DO MUNDO 2010

ALUNOS 3º A

PARABÉNS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA E.E. JÚLIO RIBEIRO, QUE SE DEDICARAM AO PROJETO DA COPA DO MUNDO 2010.











A ALEGRIA DE VOCÊS FOI CONTAGIANTE!
FOI COM A DEDICAÇÃO DE VOCÊS, QUE O RESULTADO FICOU MARAVILHOSO!

OBRIGADA E  PARABÉNS!!!!!!!




sexta-feira, 28 de maio de 2010

EM CONSTRUÇÃO - PROJETO COPA DO MUNDO 2010


Ano de Copa do Mundo é um ótimo momento para aprender um pouco mais sobre os países participantes.
De uma forma lúdica, os alunos estão conhecendo um pouco mais da história desses países.
Neste primeiro momento, eles estão montando  as cartas do jogo "SUPER TRUNFO", com  as bandeiras e os dados geográficos dos países participantes.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

19 de Abril - Dia do Índio

Hoje é Dia do Índio e quem presta um pouco de atenção, percebe que a cultura indígena ainda está presente no dia a dia.
Quem vai ao Pacaembu mal sabe que essa palavra vem do tupi e significa "riacho das pacas".
Há também várias cidades que o nome vem do tupi como: GUARATINGUETÁ - muitas aves brancas, as garças e PINDAMONHANGABA - local onde se faz anzóis, etc..
Dentro da metrópole é fácil encontrar elementos que se referem à cultura indígena. Há restaurantes que oferecem pratos típicos, como o Pato no Tucupi e o Tacacá.
Na capital, São Paulo, há quatro aldeias com um total de 1682 índios.Duas ficam na região de Parelheiros, extremo sul da capital e duas na área do Pico do Jaraguá, na Zona Norte.

Fonte: Jornal diário de São Paulo, 19/04/2010

____Como surgiu o Dia do Índio____

Funai - Em 1940 realizou-se, na cidade de Patzcuaro, no México, o I congresso Indigenista Internacional, com objetivo de debater assuntos relacionados às sociedades indígenas de cada país. Foram convidados representantes de todos os países do continente americano.
Os índios, principal motivo do evento, receberam o convite de honra, entretanto, por terem sido, ao longo de sua história, perseguidos e traídos pela sociedade envolvente, optaram por manterem-se afastados. Vários e insistentes convites foram feitos na tentativa de faze-lo participar do congresso. Ao fim de alguns dias, na medida em que se inteiravam dos reais propósitos da reunião, de sua importância para a luta por garantias de seus direitos, resolveram participar de forma efetiva nas reuniões de Patzcuaro.
Esse momento, por sua importância na história do indigenismo das Américas, motivou os Congressistas a deliberarem no sentido de instituir o dia 19 de Abril como o “Dia do Índio”.
O I Congresso Indigenista Interamericano foi um evento importante, não só por ter instituído o “Dia do Índio”, mas principalmente por ter deliberado a criação do Instituto Indigenista Internacional, com sede no México, cuja finalidade é zelar péla garantia dos direitos indígenas nas Américas. Ao Instituto Indigenista Interamericano encontram-se ligado os Institutos Indigenista Nacionais.
O governo brasileiro, por questão de política interna, não aderiu de imediato às deliberações desse Congresso, somente em 1943, graças aos apelos e intervenções formulados pelo Marechal Rondon é que o então Presidente da República, Getúlio Vargas, determinou a adesão do Brasil ao Instituto Indigenista Interamericano, como também instituiu o dia 19 de abril como o “Dia do Índio”, por meio do Decreto - Lei N.° 5. 540.
Se por um lado é importante ter uma data para que a sociedade nacional comemore e reflita sobre as sociedades indígenas, por outro lado é lamentável que as atenções estejam voltadas para esses povos por apenas um dia ou uma semana. O ideal é a conscientização nacional de que o Brasil é um país pluriético e que é preciso construir um cotidiano de convivência pacífica, de respeito e aprendizado mútuo.


domingo, 4 de abril de 2010

URBANIZAÇÃO

Assistam hoje  04/04/2010 no Fantástico, reportagem sobre as maiores cidades do mundo. Tenho certeza que ajudará muito no trabalho sobre urbanização.

sábado, 27 de março de 2010

quarta-feira, 17 de março de 2010

22 DE MARÇO - DIA MUNDIAL DA ÁGUA

História do Dia Mundial da Água







O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.



Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.



No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.


Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.



Declaração Universal dos Direitos da Água





Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.







Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.







Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.







Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.







Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.







Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.







Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.







Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.







Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.







Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.



O QUE DEVEMOS FAZER PARA PRESERVAR A ÁGUA DO PLANETA?

27 DE MARÇO DE 2010- A HORA DO PLANETA



A Hora do Planeta, conhecida globalmente como Earth Hour, é uma iniciativa global da Rede WWF para enfrentar as mudanças climáticas.



No sábado, dia 27 de março de 2010, às 20h30, pessoas, empresas, comunidades e governo são convidados a apagar suas luzes pelo período de uma hora para mostrar seu apoio ao combate ao aquecimento global.



Em 2009, milhões de brasileiros apagaram as suas luzes e mostraram que sua preocupação com o aquecimento global. No total 113 cidades brasileiras, incluindo 13 capitais, participaram da Hora do Planeta 2009. Ícones como o Cristo Redentor, a Ponte Estaiada, o Congresso Nacional e o Teatro Amazonas ficaram no escuro por sessenta minutos.



Em 2010, vamos tornar esse movimento ainda maior. Visite o site http://www.horadoplaneta.org.br e participe!

terça-feira, 16 de março de 2010

Momento de descontração.....

Há momentos  em que devemos deixar um pouco a matéria de lado, e sensibilizar os alunos.
Foi o que aconteceu, com o aluno  WELLINGTON do 3º A.
Muito empolgado com as vitórias do Santos, estava certo que o PALMEIRAS, seria a próxima vítima. Apostamos que o time perderdor usaria a camisa do time vencedor por uma aula, além de um chocolate.

Bem, além de ver seu time, Santos,  tomar um chocolate ( com direito a Rebolation), o meu querido aluno teve que usar o MANTO SAGRADO DO PALMEIRAS (versão feminina rsrsrs...) durante uma aula.

Aí estão as fotos dele, e veja como ele ficou orgulhoso em ser Palmeirense por uma aula...




segunda-feira, 8 de março de 2010

08 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.



Conquistas das Mulheres Brasileiras

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Marcos das Conquistas das Mulheres na História


• 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.

• 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.

• 1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.

• 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.

• 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.

• 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas

• 1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres

• 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.

• 1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças

• 1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina

• 1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres


PARABÉNS A NÓS MULHERES QUE NÃO NOS DEIXAMOS INTIMIDAR PELOS HOMENS E ESTAMOS SEMPRE CORRENDO EM BUSCA DOS NOSSO IDEAIS!

domingo, 28 de fevereiro de 2010

RESPOSTAS DAS PERGUNTAS

DEIXE A SUA RESPOTA COMO COMENTÁRIO, NÃO ESQUECENDO DE DEIXAR O NOME COMPLETO E A SÉRIE.
AS PERGUNTAS ESTÃO SEPARADAS POR SÉRIES, CLICAR NO MENU, A SUA SÉRIE CORRESPONDENTE.

BOA SORTE!

PERGUNTA PARA OS 3ºS ANOS

O QUE VOCÊS SABEM SOBRE O CHILE?

PERGUNTA PARA OS 2ºS ANOS

COMO ACONTECEM OS TERREMOSTOS?

PERGUNTA PARA OS 1ºS ANOS

O QUE É UMA TSUNAMI?

TERREMOTO NO CHILE

Mais forte do que no Haiti, um terremoto de 8,8 graus na escala Richter destruiu o centro-sul do Chile, matando mais de 200 pessoas.
O tremor também, foi sentido em São Paulo.
Tsunamis põem em alerta 50 países do Pacífico.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

BEM VINDOS!

Início de um novo ano letivo. Com muita garra e determinação, vamos fazer desse ano o melhor de todos.
Vamos aprender ensinando e ensinando a aprender...
Trocar experiências sempre, este é o nosso lema!
Uma ano muito produtivo para todos nós.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

PROUNI-2010

A 1ª fase do PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (PROUNI), continua a receber inscrições, nesta terça-feira (09/02/2010) pela internet.
Os interessados deverão acessar o site www.mec.gov.br.