sexta-feira, 13 de março de 2009

REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL

Regionalização significa dividir em regiões ou grupo de países, levando em conta as diferenças e semelhanças das diversas áreas, baseando-se nas variedades paisagísticas naturais ou na organização socioeconômica.
Os espaços geográficos grandes ou pequenos podem ser regionalizados, como no caso de um bairro, dividindo-o em áreas residenciais, industriais e comerciais. Podemos ainda identificar o mundo inteiro por regiões desenvolvidas e subdesenvolvidas.
Os países do mundo podem ser classificados e agrupados em função de sua renda nacional per capita, como adotado pelo Banco Mundial, resultando em uma regionalização representando as economias classificadas como "baixa renda" e "média renda" (países em desenvolvimento) que inclui 152 países com culturas e níveis de desenvolvimento diferentes.
Nos dias atuais, a regionalização mais importante é a que inclui a famosa divisão "NORTE - PAÍSES DESENVOLVIDOS, RICOS" E "SUL- PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO, POBRES".



Com base no texto, e observação dos mapas do caderno do aluno, responder as questões:
pág.3


1- Como está retratada a regionalização?
2- Com base no mapa 2, como está retratado o mundo atual?

pág. 4

1- De acordo com o mapa MUNDO: VEGETAÇÃO, quais os tipos de vegetações existentes no Brasil?

pág. 5

1- Qual a taxa de mortalidade infantil no Brasil?
2- De acordo com o mapa -MUNDO: TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL-, qual continente possui a maior taxa de mortalidade infantil?

2 comentários:

Anônimo disse...

Dúvidas????
Pergunte!!!

Anônimo disse...

Você me ajudou no trabalho de geografia, obrigada :)