segunda-feira, 10 de agosto de 2009

CONFLITOS NA ÁSIA - CAXEMIRA













A Índia e o Paquistão são naçoes criadas a partir da desagregação do Império Britânico das Índias, em 1947.



O conflito na Caxemira se refere à disputa territorial entre a Índia e o Paquistão (e entre a Índia e a China), pela Caxemira, a região localizada ao extremo noroeste do subcontinente indiano.
A Índia reivindica a totalidade do antigo estado principesco antigo
Dogra de Jammu e Caxemira e atualmente administra cerca de 43% da região, incluindo a maior parte de Jammu, Caxemira, Ladakh e a o Glaciar de Siachen. A alegação da Índia é contestada pelo Paquistão, que controla cerca de 37% da Caxemira, principalmente Caxemira Livre e as regiões setentrionais de Gilgit e Baltistão. Além disso, a China controla 20% da Caxemira, incluindo Aksai Chin que ocupava na sequência da breve Guerra sino-indiana de 1962 e da área Trans-Karakoram, também conhecida como o Vale Shaksam, que foi cedida pelo Paquistão em 1963.
A posição oficial da Índia é que Caxemira é uma "parte integrante" da Índia, enquanto a posição oficial do Paquistão é que a Caxemira é um território disputado cujo estatuto final só pode ser determinado pelo povo da Caxemira. Alguns grupos caxemires acreditam que a Caxemira deve ser independente da Índia e do Paquistão
Índia e Paquistão se enfrentaram em três guerras ao longo do território da Caxemira em
1947, 1965 e 1999. Índia e China em uma vez em 1962, pelo controle de Aksai Chin, bem como o nordeste do estado indiano de Arunachal Pradesh. Índia e Paquistão também se envolveram em diversas escaramuças do Glaciar de Siachen. Desde a década de 1990, o estado indiano de Jammu e Caxemira tem sido atingido por confrontos entre caxemires separatistas, incluindo militantes que a Índia alega serem apoiadas pelo Paquistão e as Forças Armadas do Paquistão, que causaram milhares de mortos.

3 comentários:

Unknown disse...

Professora estou com um trabalho para ser feito sobre Geografia dos Conflitos da Asia e não sei por onde começo. Gostaria de uma ajuda.

Profª Eunice - Geografia disse...

Voce pode começar falando os aspectos gerais da Ásia,site http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/Continentes/Asia/, depois fale um pouco sobre os conflios existentes. Não se esqueça nunca de colocar uma conclusão, dizendo tudo o que voce entendeu.
Há vários sites sobre conflitos e livros didádicos do Ensino Médio.
Bom trabalho.

Gabriel disse...

muito obrigado prof ! :))))