segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

DESASTRES AMBIENTAIS

A natureza está se manifestando, exigindo uma pausa para reflexão sobre as  práticas humanas Os desastres ambientais, terremotos, tsunamis, enchentes, furacões, ciclones e tempestades sempre ocorreram,  mas,  nos últimos meses grandes desastres vêm se reproduzindo de modo sucessivo sem demonstrar preferências geográficas. Os deslizamentos em Petrópolis e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, o terremoto no Chile, a chuva destruidora na Austrália e as enchentes em São Paulo, são bons exemplos que ilustram a manifestação da natureza.
Não é só à ausência de planejamento urbano que não consideram a força da natureza, que se deve atribuir a responsabilidade pelas perdas e pela destruição sempre causadas pelos cataclismos naturais. A estranha obsessão que o homem tem em  dominar, manipular, a tudo submeter pela imposição da sua inteligência  é causa do que vamos sofrendo e assistindo por conta desses desastres naturais que se tornam tragédias, vitimando centenas de pessoas.

Nossas cidades não são naturais, pois para suprir as necessidades de uma população que há muito deixou de ser natural; elas são construídas desconsiderando a natureza. Impermeabilizam os terrenos, poluem o ar, a água e o solo, em síntese, destruoem os ambientes naturais e os elementos de equilíbrio do planeta Terra.

Um comentário:

tungkaran hati.blogspot disse...

blog marche ....! Votre blog est super.