terça-feira, 15 de maio de 2012

NOVO CÓDIGO FLORESTAL


O Código Florestal Brasileiro foi criado em 1965, com o objetivo de regularizar a exploração das floretas no Brasil, principalmente na questão da agricultura.

A agricultura e a alimentação são fundamentais, mas temos que pensar também na sustentabilidade, pois não podemos produzir alimentos e esgotar as terras, destruindo o planeta.

Atualmente, o Governo está trabalhando em medidas que visam modernizar o Código Florestal, deixando as regras mais claras. Algumas mudanças estão causando polêmicas, entre elas:

- Pequenos Produtores Rurais: os pequenos fazendeiros não precisam mais ter uma reserva legal em suas propriedades.

- Topos de Morros: plantio da cultura será mais aberta.

- Matas Ciliares: reduzir o tamanho das matas ciliares de 30 metros para 15 metros.

- Reservas Legais: a porcentagem será computada juntamente com as matas ciliares.

- Legislação: boa parte das decisões relativas ao Código Florestal vai ser tomada pelos Estados e Prefeituras, adaptando o Código Florestal às necessidades locais.

Esse novo Código Florestal é só mais um pretexto para devastarem ainda mais as nossas florestas. Ao argumentarem que necessitam de mais espaços para a agricultura, vai de encontro somente ao fator econômico, visando mais lucro para os grandes fazendeiros. Diminuir as matas ciliares vai aumentar ainda mais os desastres naturais.

Políticos irresponsáveis com argumentos de apoio aos pequenos produtores estão na realidade, protegendo os grandes latifundiários, que já estão destruindo o Cerrado e a Mata Atlântica. Se esse novo Código Florestal for aprovado, serão liberadas novas áreas para o plantio, devastando ainda mais as nossas florestas.

Reformular o Código Florestal, do jeito que estão querendo, é dar um “tiro no pé”. O ideal seria aumentar o controle do Código florestal existente.

Analisando os fatos, só tenho uma coisa a dizer: “VETA, DILMA”.


2 comentários:

Fernanda 3º B Nº 19 disse...

Fernanda 3º B Nº 19

Professora, sou a favor de que seja vetada, pois é algo que pode favorecer a população, contudo, os animais não serão beneficiados com isso, mas alguem tem que sair perdendo na maioria das vezes, para que algo bom aconteça. Frutas e verduras serão cultivadas com a destruição de nossas florestas, é importante tê-las em nossa alimentação pois é saudável, mas não é bom para a fauna e a flora nas florestas brasileiras.

renata disse...

Renata Souza Barros
3ºa
nº28


Professora,NÃO sou a favor desse "novo código florestal" pois á aprovação desse código mostrará como somos individualistas...pois a nossa fauna são importantes para o surgimento de frutas e verduras na natureza,e com a destruição das florestas elas também iriam desaparecer ou seja seria um "tiro no próprio pé", além de aumentar ainda mais o efeito estufa.O Brasil é o terceiro MAIOR EXPORTADOR DE PRODUTOS AGRíCOLAS DO MUNDO. Então se temos capacidade de sustentar uma boa parte do mundo, porquê passariamos fome?