sábado, 4 de abril de 2009

DO "ARQUIPÉLAGO" AO "CONTINENTE"

A construção e a localização de Brasília (1961), promoveu um avanço dos espaços realmente integrados à economia nacional, antes restritos às áreas de influência das capitais dos Estados do Nordeste, São Paulo e Rio de Janeiro.
O sentido da principal corrente migratória parte dos Estados do Nordeste brasileiro (em particular o Ceará) para o Estado do Amazonas e outros da região Norte, devido ao surto da borracha e as drogas do sertão.
Os estados de SP, RJ, ES, MG e parte do PR, MS, GO e áreas próximas ao litoral do nordeste, exceto o Ceará, estavam integrados à economia nacional, em 1940.

O meio técnico surge quando o homem começa a se sobrepor ao império da natureza.
Esse meio geográfico é composta de vários subperíodos, durante os quais o território brasileiro asilou a incorporação das máquinas (telégrafos, ferrovias, portos, etc.) deforma seletiva, caracterizando-se esse meio por desigualdades regionais.
Até 1970, o "meio técnico" apresenta subperíodos de transição que fornecerão as bases para a instalação do "meio técnico-científico-informacional" que se consolidará após um período de transição conhecido como período técnico científico, caracterizado pela "revolução das telecomunicações". Essa transição pode ser relacionada aos grandes eixos rodoviários e à maior integração dos espaços à economia nacional.

5 comentários:

thayrine disse...

oi tudi bem ??
nossa muito obrigada vc me ajudou pakas com esses texto
agora entendo melhor o assunto
muito bom ...

jeeh sz disse...

ooi Professora!!!
Tudo bem?
Adorei o blog, está um máximo. Sempre que puder vou dar uma passadinha aqui pra ver.
Beijos Jéssica 3ºG

Anônimo disse...

adorei esse blog me ajudou bastante, finalmente consegui um blog que falasse o que eu gostaria de saber sobre esse assunto.. obrigada!

Anônimo disse...

gostei muito deste blog... achei tudo o que eu precisava encontrar sobre este assunto... muito obrigada!

Anônimo disse...

Nossa prof ñ dava pra passar um trabalhinho menos complicado pra gente?rs é q eu ñ mando nada bem em geo(na verdade é essa linguagem complicada q usam pra explicar q me ferra)mas td bem

Parabéns pelo blog