quarta-feira, 27 de maio de 2009

GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO ECONÔMICA

As relações existentes entre a nova regionalização (multipolarização) e a reordenação ocorrida na economia-mundo, aborda aspectos políticos, econômicos e culturais utilizando a linguagem cartográfica.
A globalização é um dos processos de aprofundamento de integração econômica, social, cultural, política que veio com o barateamento dos meios de transportes e comunicação dos países no final do século XX. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (desenvolvidos), cujos mercados internos já estão saturados.
O socialismo é um sistema sócio-político caracterizado pela apropriação dos meios de produção pela coletividade. É abolida a propriedade privada.
O capitalismo é um sistema sócio econômico, político e social adotado pela grande maioria dos países e das sociedades humanas, onde possuem propriedades privadas dos meios de produção, no qual os agentes econômicos (empresários, proprietários dos meios de produção), permitem que sejam comercializados num mercado onde as transações são de natureza monetária.
O neoliberalismo é uma prática político econômica baseado nas idéias dos pensadores monetaristas. (ideologia).
A bipolaridade é um período da história em que o mundo pós Guerra (1945) as duas potências vão dividir o mundo em 02 polos (capitalismo -EUA e socialismo -URSS).
A multipolaridade tem como característica a reorganização da economia em megablocos econômicos (ex, NAFTA, UE, MERCOSUL).

6 comentários:

gatinha disse...

adorei essa materia

vanessa camargo disse...

adorei a materia me etreti lendo e enterpretandp essa materia

Anônimo disse...

paula disse.....

muito bom me ajudou de mais bjuu

Anônimo disse...

paula disse.....

muito bom me ajudou de mais bjuu

Tainara Silva disse...

Ameii ajudou muito❤

Tainara Silva disse...

Ajudou muito obrigada!