quarta-feira, 27 de maio de 2009

O PAPEL DOS ESTADOS UNIDOS E A NOVA" DESORDEM MUNDIAL"

Em um mundo que se globaliza cada vez mais, é usado o termo geopolítica que se refere à ação que põe em contato Estados nacionais territoriais (países) entre si. Por seu intermédio:
- Tanto se constroem acordos econômicos e de cooperação, como se realizam ações estratégicas em busca de vantagens econômicas e territoriais.
- Celebra-se a paz em tratados internacionais, como se faz a guerra.
O funcionamento interno de um país, de uma sociedade nacional, não tem como objetivo criar interesses comuns com outros países. Em geral, mal se conseguem criar interesses comuns internamente a um país.
A decisão dos EUA de invadir o Iraque não foi aprovada pela ONU e, mesmo assim, os EUA invadiram o Iraque.
Os EUA atribuiram aos dirigentes do Afeganistão e Iraque, cumplicidade com o grupo terrorista que atacou Nova Iorque, (grupo do árabe Osama Bin Laden). Alegavam ainda que o Iraque estaria produzindo armas de destruição em massa, visando a ataques contra alvos do mundo ocidental.

7 comentários:

Andressa Magalhães disse...

achei muito interessante seu comentário sobre "O PAPEL DOS ESTADOS UNIDOS E A NOVA" DESORDEM MUNDIAL" . Eu tenho um trabalho sobre o assunto , e o seu foi o melhor que eu encontrei . Parabéns eu adorei =D

Ana Carolina disse...

seu comentário sabre "o papel dos EUA e a nova desordem mundial" me ajudou bastante no meu trabalho a respeito desse tema... muitoo obrigadoo!!=P

gustavo disse...

esse tema me ajudou muinto obrigado

gustavo disse...

esse tema me ajudou muito

Anônimo disse...

e muito bom saber ea profesora me ajudou muito a fazer meus trabalhos

Anônimo disse...

Obg adoreei o melhor i o mais curto

Anônimo disse...

obg aee ganhei nota 10